O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão (MA), realizou, no último sábado (20), o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A atividade faz parte da Operação Águia, agora na sua segunda fase de lançamento. Todo o exercício ocorreu somente com equipes e meios do próprio CLA, objetivando o treinamento e a preparação dos equipamentos e do pessoal que atua nos lançamentos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, destacou a importância do lançamento. “Além de realizar testes operacionais e treinamentos das equipes envolvidas, já preparamos o CLA para a Operação Cruzeiro, na qual é previsto o lançamento de um foguete de sondagem VSB-30, em dezembro do ano corrente”, explicou.

Primeira Fase da Operação

i21112212120905342A primeira fase da Operação Águia foi realizada pelo CLA no período de 20 a 24 de maio de 2019, quando foram lançados dois Foguetes de Treinamento Intermediário (FTI). Os lançamentos ocorreram nos dias 23 e 24 em Alcântara (MA).

O exercício teve por objetivo proporcionar treinamento operacional às equipes do CLA de forma isolada. Na ocasião, os lançamentos foram executados sem carga útil científica para a realização dos testes de aceitação do novo sistema de terminação de voo e para obter dados de análise de voo balístico, cujo acionamento ocorreu em 2 minutos e 12 segundos após o lançamento.

Fotos: Soldados Geidson e Alberto / CLA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).