Google News

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão (MA), realizou, no último sábado (20), o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A atividade faz parte da Operação Águia, agora na sua segunda fase de lançamento. Todo o exercício ocorreu somente com equipes e meios do próprio CLA, objetivando o treinamento e a preparação dos equipamentos e do pessoal que atua nos lançamentos.

O Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, destacou a importância do lançamento. “Além de realizar testes operacionais e treinamentos das equipes envolvidas, já preparamos o CLA para a Operação Cruzeiro, na qual é previsto o lançamento de um foguete de sondagem VSB-30, em dezembro do ano corrente”, explicou.

Primeira Fase da Operação

blankA primeira fase da Operação Águia foi realizada pelo CLA no período de 20 a 24 de maio de 2019, quando foram lançados dois Foguetes de Treinamento Intermediário (FTI). Os lançamentos ocorreram nos dias 23 e 24 em Alcântara (MA).

O exercício teve por objetivo proporcionar treinamento operacional às equipes do CLA de forma isolada. Na ocasião, os lançamentos foram executados sem carga útil científica para a realização dos testes de aceitação do novo sistema de terminação de voo e para obter dados de análise de voo balístico, cujo acionamento ocorreu em 2 minutos e 12 segundos após o lançamento.

Fotos: Soldados Geidson e Alberto / CLA