Itália – O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Stumpf, realizou uma visita oficial à Itália, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2023, acompanhado pelo General Rocha Lima, 4º Subchefe do Estado-Maior do Exército, e pelo Cel Sergio Oliveira, Adido do Exército na Itália. A atividade englobou a cerimônia de entrega do lote piloto da VBC Cav Centauro II para o Exército Brasileiro, na sede da empresa Oto Melara, em La Spezia, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares italianas. Em prosseguimento ao compromisso oficial, o General Stumpf participou, em Roma, de uma reunião com o Secretário Geral/Diretor Nacional de Armamento do Ministério da Defesa da Itália, Gen Ex Luciano Portolano; de uma reunião com o Subchefe do Estado-Maior do Exército Italiano, Gen Ex Gaetano Zauner; de briefings sobre a avaliação da VBC Cav e sobre a capacitação de pessoal. Por fim, participou de uma audiência com o Embaixador do Brasil na Itália, o Embaixador Helio Ramos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Aditância do Brasil na Itália

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).