Chefe do Estado-Maior da Armada palestra para os Oficiais-Alunos do C-EMOS e C-PEM

O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, proferiu, hoje (23), a Aula Inaugural para os Cursos de Altos Estudos Militares de 2022 da Escola de Guerra Naval (EGN), abordando o tema “A Marinha do Brasil e o Golfo da Guiné”. Na ocasião, destacou a importância de se ter uma proposta estratégica de segurança marítima no Golfo da Guiné, região do Atlântico Sul, que possui inúmeros atores e interesses, além de questões de segurança, como pirataria e roubo de embarcações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a sua apresentação, o CEMA discorreu sobre a relevância do mar, salientando sua importância para a “Sobrevivência” e “Prosperidade” de um país; comentou sobre as iniciativas e a atuação do Brasil no Golfo da Guiné, citando a participação da Marinha em exercícios multinacionais, dentre outros assuntos.

Almirante de Esquadra Aguiar Freire ministrou aula sobre a
Marinha do Brasil e o Golfo da Guiné

A aula, realizada no Auditório Tamandaré, foi destinada aos Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).