Foi realizada, nesta segunda-feira (18), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS). O Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad passou a Direção ao Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior. A solenidade, realizada em Brasília (DF), foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), além de chefes e diretores de Organizações Militares (OM). Ainda na cerimônia, houve o descerramento da foto do Major-Brigadeiro Mrad na Galeria de ex-dirigentes.

Durante o discurso, o Major-Brigadeiro Mrad agradeceu ao efetivo pelo comprometimento e destacou o privilégio e oportunidade ímpar que foi estar à frente da DIRENS. “O sentimento que sobressai é o de gratidão por tudo que pude vivenciar durante este período. Estar à frente deste dinâmico sistema, além do natural senso de realização profissional, me trouxe satisfação pessoal. A complexidade do mundo atual enseja soluções criativas e inovadoras. E é por isso que o nosso mais valioso ativo continua sendo os militares que vestem o azul. Nesse sentido, podemos afirmar que o aprimoramento destes profissionais é o cerne de tudo o que empreendemos na Diretoria de Ensino”, enfatizou.

Presente à solenidade militar, o dirigente do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, falou sobre as ações do Major-Brigadeiro Mrad à frente da DIRENS e desejou boa sorte ao Major-Brigadeiro Sérgio Bastos. “Gostaria de elogiar a sabedoria e o foco demonstrados pelo Major-Brigadeiro Mrad na gestão de cada uma das organizações subordinadas, observando as especificidades de cada escola em sincronia com os respectivos comandantes, realizando as coordenações necessárias com os demais órgãos do Poder Público. Ao novo Diretor de Ensino, tenho absoluta certeza de que a responsabilidade está depositada nas mãos corretas e que o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos dará adequada continuidade ao que vem sendo realizado”, discursou.

Novo Comandante

Na cerimônia, ao receber o cargo de Diretor, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos afirmou que as expectativas são as melhores possíveis. “Fico muito honrado em assumir um cargo dessa magnitude, que inclui a gestão de todas as nossas escolas de formação e pós-formação. Sabemos que para o País e, especificamente para a Força Aérea, o ensino é um pilar essencial, projeto estratégico e fundamental para a capacitação e desenvolvimento dos nossos Recursos Humanos.”

O Major-Brigadeiro Sérgio Bastos é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 01 de março de 1986. Foi declarado Aspirante em 08 de dezembro de 1989 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2018.

DIRENS

A Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) é o Órgão Central do Sistema de Ensino da Aeronáutica e tem como missão planejar, gerenciar e controlar as atividades de ensino, relativas à formação e à pós-formação do pessoal do Comando da Aeronáutica. A Entidade organiza os processos de seleção da Academia da Força Aérea (AFA), do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), entre outras instituições de ensino.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui