Cerimônia marca passagem da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A cerimônia militar de transmissão do cargo de Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República ocorreu na quinta-feira (22) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita passou o cargo para o Brigadeiro do Ar Cláudio Wilson Saturnino Alves.

A solenidade contou também com a presença do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; além de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao despedir-se do cargo de Secretário Nacional do Gabinete de Segurança Institucional, o Major-Brigadeiro Ary destacou que foi um período de crescimento profissional, bem como um privilégio. Em seu discurso, elencou as diversas ações e pareceres que coordenou à frente da Secretaria e agradeceu toda a equipe pelo apoio e dedicação em cada missão cumprida, em prol do País. “Estou certo de que a missão a mim determinada só foi possível pelo desvelo de cada militar e civil, que se multiplicaram em esforços e iniciativas para atingir as metas estipuladas”, destacou.

Neste mês de abril, o Major-Brigadeiro Ary assumiu a Chefia do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER).  Como Chefe do GABAER, o Oficial-General destacou suas expectativas em assumir mais uma missão na carreira. “Nesses 37 anos de serviço, em cada Organização Militar por onde passei, busquei, de pronto, alinhar-me com a sua missão atribuída, para atender às expectativas da forma mais rápida possível. Nessa minha nova passagem, a expectativa é muito maior do que em outros momentos, pois a missão é mais complexa: prover assessoria ao dirigente máximo da Força Aérea, a quem sou muito grato pelo convite formulado. Acredito que, nesta atividade, poderei contribuir com os destinos da Aeronáutica e com o cumprimento de sua missão constitucional”, salientou.

Fotos: Sargento Johnson Barros/CECOMSAER e Suboficial De Araujo/Marinha do Brasil

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).