Na manhã do dia 4 de dezembro de 2023, ocorreu na Guarnição da Vila Militar, Rio de Janeiro, a cerimônia de passagem de comando do 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento General Pitaluga. O evento marcou a transição do comando do Cel Gustavo Daniel Coutinho Nascimento para o TC Rafael de Mattos Falcão, presidida pelo General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército.

Presença de Autoridades Militares

A cerimônia contou com a presença do General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabelo, Comandante do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, unidade enquadrante do 15º RC Mec. A presença dessas autoridades reforça a importância do Regimento no contexto militar atual.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Legado do Regimento General Pitaluga

Snapinsta.app 407913180 1112879856362777 5018413559660969547 n 1024

O Regimento Pitaluga é reconhecido pelo seu elevado espírito de corpo, poder de fogo, ação de choque e rapidez nas ações, sendo uma peça chave na manobra e poder de combate da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 1ª Divisão de Exército. Essas características são um testemunho do compromisso contínuo do regimento com a excelência no combate.

Histórico de Bravura na Segunda Guerra Mundial

O 15º RC Mec distingue-se por ser a única Unidade de Cavalaria que combateu na Segunda Guerra Mundial, integrando a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Seus feitos heroicos e a bravura dos cavalarianos da FEB são parte integrante da história e tradição do Regimento.

O Espírito do 15º Regimento

Snapinsta.app 408202180 1040770333711291 650384892785264567 n 1024

O lema “Nós Somos o 15!” reflete o orgulho e a identidade do Regimento, reiterando seu compromisso em fazer história, vencer desafios e honrar os heróis que formaram seu legado.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).