O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou que o lançamento do satélite Amazônia 1 foi adiado para o fim de fevereiro. A mudança no calendário aconteceu por um pedido do provedor do lançamento, por conta do tempo de preparação necessário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A data prevista para o lançamento era a próxima sexta-feira (22), mas pesquisadores da Índia, que compõem o provedor do lançamento solicitaram mais tempo para os últimos dois estágios do lançamento. Segundo o Inpe, a terceira e quarta etapa que antecedem o envio do satélite pro espaço demandaram mais tempo que o previsto.

Com a mudança o Amazônia 1 deve ser lançado no dia 28 de fevereiro. Parte do lançador já está montado na base de Shar, na Índia, que será a responsável por enviar o satélite para o espaço. Ainda de acordo com o Inpe, a preparação do Amazônia 1 segue conforme o planejado.

Amazônia 1

O satélite é o primeiro completamente desenvolvido por pesquisadores do Inpe no Brasil. A proposta do Amazônia 1 é auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento na região amazônica.

Ele tem quatro metros de comprimento e vai ficar a uma altitude de 752 quilômetros, além de passar cinco vezes por dia sobre o Brasil para fazer imagens de alta resolução.

O satélite é o terceiro a formar o sistema Deter, que conta com os satélites Cbers-4 e o 4A. Juntos, eles enviam sinais para as estações de monitoramento de Cachoeira Paulista (SP), Cuiabá (MT) e Alcântara (MA).

Fonte: G1