O Comando Militar do Leste (CML) realizou uma cerimônia significativa no Palácio Duque de Caxias, marcando a passagem de comando para o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos. O evento, presidido pelo Comandante do Exército, General Tomas Miguel Miné Ribeiro Paiva, reuniu diversas autoridades civis e militares, além de amigos e familiares dos envolvidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ritos da Cerimônia e Homenagens

WhatsApp Image 2023 12 20 at 165516 1

A cerimônia teve início com o descerramento do retrato do antecessor na Galeria dos Eternos Comandantes do CML, seguido pela entrega da Insígnia de Comando pelo Subtenente Jorge Cláudio Lyra Valente. As palavras de despedida do General Novaes e a leitura do extrato da referência elogiosa precederam a transmissão oficial do cargo. A solenidade contou com a presença de Generais de Exército Veteranos, que são Eternos Comandantes do CML.

Perfil do Novo Comandante, General Vasconcellos

O General Kleber Nunes de Vasconcellos, que incorporou ao Exército em 1978, tem uma carreira distinta marcada por formações e especializações diversas, incluindo cursos de paraquedismo, mergulho, montanhismo e estratégia militar. Ele serviu em posições de prestígio, tanto no Brasil quanto no exterior, trazendo uma vasta experiência em operações terrestres e missões internacionais.

Trajetória e Honrarias do General Vasconcellos

WhatsApp Image 2023 12 20 at 165517

Dentre suas inúmeras conquistas, destacam-se a instrução na AMAN e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, além da participação em missões internacionais e intercâmbios militares. O General Vasconcellos também comandou importantes unidades militares, incluindo a Brigada de Infantaria Paraquedista e a 1ª Divisão de Exército, e foi agraciado com títulos honorários de paraquedista militar de diversos países.

Compromisso Continuado com a Excelência Militar

Com a assunção do General Vasconcellos ao comando do CML, espera-se a continuidade da tradição de excelência e dedicação do Exército Brasileiro à nação. Sua vasta experiência e liderança são fundamentais para os desafios atuais e futuros do Comando Militar do Leste.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).