Centro de Psicologia do Exército realiza exame psicológico em concurso para sargento de forma eliminatória pela primeira vez

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx) realizou uma importante atividade no último dia 25 de fevereiro, ao aplicar, pela primeira vez em caráter eliminatório, o Exame Psicológico em um concurso de admissão ao Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) 2022/2023. Essa iniciativa é fundamental para aferir a compatibilidade dos candidatos com os perfis psicológicos exigidos para a carreira militar, por meio da avaliação de características intelectuais, motivacionais, emocionais e de personalidade.

Cerca de 60 psicólogos efetivos do CPAEx e de diversos Comandos Militares de Área foram empregados na atividade, que ocorreu de forma simultânea nas 13 unidades escolares tecnológicas do Exército espalhadas pelo país. O exame foi planejado e coordenado pelo CPAEx, e contou com a participação de profissionais em localidades como Jataí-GO, Pirassununga-SP, Juiz de Fora-MG, Rio de Janeiro-RJ, Itajubá-MG, Fortaleza-CE, Natal-RN, entre outras.

Essa avaliação é de suma importância para garantir que os novos sargentos estejam aptos a se adaptarem à carreira militar e ocupar os cargos necessários após o período de formação. A aplicação do exame em caráter eliminatório demonstra o comprometimento do Exército Brasileiro em selecionar os melhores candidatos e garantir a qualidade do serviço prestado à nação.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).