O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) inaugurou na última quinta-feira (07/04) seu novo Centro de Memória. Em cerimônia realizada no Recife (PE), os Comandantes substituído, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e substituto, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, descerraram a placa de inauguração e cortaram a fita, recebendo os primeiros visitantes das instalações. O evento teve a presença de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) e do efetivo do Comando.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estavam presentes, ainda, o Secretário Executivo de Cultura do Recife, Gilberto Sobral, e alunos e representantes do Colégio Militar do Recife e de quatro escolas da Região Metropolitana que homenageiam personalidades da aeronáutica brasileira: Colégios Santos-Dumont, Brigadeiro Eduardo Gomes, Augusto Severo e Bartolomeu de Gusmão.

i224812432706781O Chefe do Centro de Memória, Capitão Especialista Aristóteles Alves Moraes, falou sobre a importância do local. “Com o intuito de incentivar as novas gerações a conhecer a cultura aeronáutica, o antigo Museu de Aeronáutica do II COMAR passou por uma remodelação de suas instalações e foi realizado um estudo museológico pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). A partir de hoje, temos um espaço cultural que permite preservar e divulgar a memória do II COMAR para o enriquecimento cultural dos nossos militares, alunos das escolas públicas e particulares, além de outros visitantes”, destacou.

Em seu acervo, o Centro de Memória possui equipamentos bélicos e de voo, como bombas, mísseis, espoletas e macacão de voo anti-G, além de utensílios e objetos pessoais do Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes, primeiro Comandante do II COMAR. Entre as aeronaves estão o HS-125, o AT-26 Xavante e o TF-33. No local, a exposição montada dá destaque aos pioneiros da aviação nacional, que dão início à linha do tempo do desenvolvimento da FAB nos últimos 80 anos.

i224812434203512

“Agradeço a presença de todos e os convido a conhecer essa primeira etapa do nosso Centro de Memória, feita com muito carinho e empenho pela equipe chefiada pelo Capitão Aristóteles. Essa nova apresentação, reestruturada, guarda a ideia do Museu de Aeronáutica do II COMAR. Após esses anos fechado, voltamos a ter acesso ao seu acervo de uma maneira modernizada e com o apoio técnico do INCAER. Fiz questão da presença de alunos dos colégios para que eles tivessem a chance de conhecer essas personalidades que dão nome às escolas e que foram importantes para a FAB e para Pernambuco”, discursou o Major-Brigadeiro Cesar.

i224812442403922Cultura

Antes da inauguração, o efetivo do II COMAR e convidados acompanharam uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã, projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Sob a regência do maestro José Renato Accioly, os músicos apresentaram um repertório diverso, desde a música erudita (como Mourão, composição de Clóvis Pereira e César Guerra-Peixe) até clássicos populares (como My Way, de Frank Sinatra, e Por Una Cabeza, de Carlos Gardel), terminando com o tradicional frevo pernambucano.

i224812443803407“Agradeço a oportunidade de nos encontrarmos após um longo período de aproximação. Estamos verdadeiramente contentes de estar aqui e aproveito para dizer que a Orquestra Criança Cidadã está sempre disponível para estar junto daqueles que têm a sensibilidade para apreciá-la”, disse o Maestro José Renato.

Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. Atualmente, a Orquestra atende gratuitamente a 400 jovens (250 na comunidade do Coque, 120 em Ipojuca e 30 em Igarassu), entre seis e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral. Sua sede está localizada nas instalações do 7º Depósito de Suprimento, Organização Militar do Exército Brasileiro na capital pernambucana.

Fotos: Cabo Alexandrino/II COMAR e Soldado Samuel/SERIPA II

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).