Manaus (AM) – Na manhã do dia 20 de janeiro de 2023, desatracou do Porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) o módulo logístico do Plano Geral de Transportes (PGT) do Eixo Amazônico, com destino à Porto Velho-RO transportando suprimentos de Manaus, por meio fluvial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Módulo Logístico composto pelo empurrador Javari e a Balsa Força Expedicionária Brasileira faz parte de uma das maiores operações logísticas regulares do Exército Brasileiro e tem por finalidade o abastecimento de Materiais de Emprego Militar (MEM) advindos pela cadeia de comando.

Nesse contexto, simultaneamente ocorrem coordenações logísticas nas cidades do Rio de Janeiro e Manaus para que os transportes por modal fluvial e terrestre se encontrem na cidade de Porto Velho para que haja o embarque e desembarque do MEM otimizando o transporte e reduzindo os custos logísticos desta Operação.

O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, acompanhado pelo Tenente-Coronel Charles Davidson Soares Bitencourt, comandante nomeado, estavam presentes na partida do Módulo Logístico.

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazonia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).