Manaus AM – No período de 1 a 4 de novembro, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), apoiou o Exercício no Terreno (ET) de Operações na Selva realizado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

O Exercício visa atender as necessidades de disciplinas no tocante à otimização das condições de pesquisa no âmbito das Ciências Militares. Nesse intuito, os alunos tiveram a oportunidade de participar de atividades que envolvem estruturas estratégicas de defesa nacional, bem como travaram contato com o nível operacional, por meio das organizações militares (OM) do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Assim, na tarde do dia 1° de novembro, o CECMA recebeu os alunos dos Cursos de Mestrado e Doutorado stricto sensu às Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (IMM / ECEME). Já na manhã do dia 2 de novembro, o CECMA apoiou a demonstração de assalto fluvial realizado pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), nas proximidades do porto do CECMA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ainda no contexto do ET, no dia 3 de novembro, foi realizado um reconhecimento fluvial, na calha do Rio Negro, a fim de mapear os pontos estratégicos desdobrados no terreno.

Encerrando as atividades, em 4 de novembro, foi ministrada uma palestra no auditório do 2º Grupamento de Engenharia, sobre as estruturas de meios, as capacidades, as possibilidades, as limitações e as perspectivas de emprego do Centro de Embarcações, que visam atender as demandas das organizações militares da Amazônia Ocidental.

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazonia

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).