A Escola Superior de Guerra (ESG), localizada no coração da zona sul carioca, abriu suas portas para um evento especial que reuniu cerca de mil convidados. O “Tributo à Guanabara Azul – Primavera na Escola Superior de Guerra”, realizado na icônica Fortaleza de São João, no bairro da Urca, teve como principal objetivo celebrar e conscientizar sobre a preservação das belezas naturais do Rio, com destaque para a Baía de Guanabara.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Música e Emoção

1cb2a16f bfaf 4acf 8889 3e49a20e5869

A trilha sonora do evento ficou por conta da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, que preparou um repertório especial em homenagem ao Rio de Janeiro. Canções que exaltam a cidade, como “Copacabana, Princesinha do Mar” e “Aquarela do Brasil”, além de clássicos internacionais, emocionaram os presentes. A música, aliada à vista deslumbrante da Baía de Guanabara, criou um ambiente mágico e inesquecível.

Diversão e Conscientização para Todos

34149d85 064d 4d2d 8df5 e8670bf6c70c

Além da música, o evento ofereceu diversas atrações para os convidados. Desde apresentações de DJ e banda ao vivo até um Espaço Kids para a diversão dos pequenos. Os amantes da gastronomia puderam aproveitar os Food Trucks, e a CEDAE garantiu a distribuição de água potável. Até mesmo os pets tiveram um espaço especial, o “Parcão”, oferecido pela empresa Pet’s Place. E, em uma ação solidária, o Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Saldanha recolheu alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições indicadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Apoio e Parceria

b55bd793 e916 4ae1 a92f 80b8bacc2311

O sucesso do “Tributo à Guanabara Azul” foi possível graças ao patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e ao apoio de diversas instituições e empresas, como a CEDAE, a Praticagem do Rio de Janeiro-RJ Pilots, a Fundação Habitacional do Exército/POUPEX e a Pet’s Place. A união de esforços reforça a importância de eventos que promovam a conscientização ambiental e a valorização da cultura local.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).