A Geopolítica, entendida como o estudo da Política em função das condicionantes impostas pelos diferentes espaços geográficos, nos planos interno e externo, surgiu no século XX, da evolução dos estudos das interações entre a geografia e as ciências sociais. Assim, dos estudos da Geografia Política de Friedrich Ratzel à criação do termo “Geopolítica” por Rudolf Kjellen, em 1916, foi definido como objeto do estudo desse ramo do conhecimento “o aproveitamento racional de todos os ramos da geografia no planejamento das atividades do Estado, visando a resultados imediatos ou remotos”. A utilização de fundamentos da Geopolítica como justificativa para o expansionismo alemão, que culminou na Segunda Guerra Mundial, fez com que seu estudo fosse estigmatizado e renegado por diversos setores acadêmicos. Mas as interações entre as condições geográficas e a formulação das políticas dos Estados continuou existindo, manifestando-se, notadamente, na política de contenção dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Recentemente, a conjuntura internacional vem demonstrando a intensidade daquelas interações: no Oriente Médio, na Amazônia, no entorno da Federação Russa, nos arquipélagos do Oceano Atlântico; enfim, em todo o mundo a Geopolítica orienta a formulação das políticas que são a base das estratégias voltadas à consecução dos objetivos nacionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Curso de Geopolítica da ECEME, em sua terceira edição, tem por finalidade aprofundar estudos e análises com base em pressupostos clássicos e contemporâneos de geopolítica, formulados por pensadores brasileiros e internacionais. Visa, em especial, a discutir a Geopolítica do Século XXI, para que se interpretem as relações entre território (espaço) e poder, e se discutam suas aplicações à solução de problemas brasileiros e internacionais contemporâneos. Além disso, o Curso visa a consolidar as bases para que a ECEME seja reconhecida como referência do estudo e da pesquisa da Geopolítica no contexto nacional.

OBJETIVOS

  1. Motivar o estudo da Geopolítica.
  2. Difundir as teorias clássicas e contemporâneas da Geopolítica e permitir a aplicação em temas contemporâneos.
  3. Difundir e aprofundar os estudos sobre o pensamento geopolítico brasileiro e aplicar seus pressupostos à conjuntura brasileira e regional atual.
  4. Discutir temas nacionais e internacionais da atualidade com base nos princípios e conceitos da Geopolítica.
  5. Desenvolver o pensamento geopolítico na ECEME.

LOCAL

Praça General Tibúrcio, 125, Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ
Sala 201

PERÍODO DO CURSO

De 02 de outubro a 01 de novembro de 2018. Dois encontros semanais, às terças-feiras e quintas-feiras.

UNIFORME/TRAJE

– 9º B2 (militares da ECEME- uniforme camuflado) ou o correspondente para as demais Forças (autorizado o uso de trajes civis);

– Esporte para os civis.

METODOLOGIA

O Curso será totalmente presencial e organizado em forma de palestra e debates. As quatro unidades didáticas serão conduzidas por palestra por sessão e debates moderados por um mediador, interpostos por um intervalo de 15 min para a troca de contatos e impressões entre os participantes.

PÚBLICO-ALVO E INVESTIMENTO

O curso será voltado a acadêmicos, analistas, pesquisadores, professores civis, instrutores e comandantes militares, além de empresários, funcionários públicos e pessoas interessadas no assunto Geopolítica.

As indicações de participantes serão feitas por intermédio das instituições convidadas. Poderá haver inscrições individuais, realizadas diretamente na página eletrônica da ECEME.

CERTIFICADO

Ao final do curso, serão conferidos certificados de conclusão aos concluintes que tiverem no mínimo 75% de frequência e tenham atingido os objetivos propostos pelas disciplinas.

Saiba mais clicando aqui

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).