Em uma iniciativa de colaboração acadêmica e profissional, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) sediou, no dia 10 de abril de 2024, uma visita significativa de uma comitiva do Instituto Meira Mattos (IMM), pertencente à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Esta visita incluiu alunos civis dos programas de doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM), acompanhados por seus docentes.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Palestra Informativa e Reveladora
A visita teve início com uma palestra ministrada pelo Comandante do CCOPAB, que apresentou uma visão abrangente da participação do Brasil em Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a apresentação, foram destacadas as diversas capacitações oferecidas pelo Centro, enfatizando o treinamento de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas. A palestra também introduziu o papel crucial do CCOPAB no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS).
Capacitações Destacadas para Civis
O encontro focou particularmente nos programas destinados ao público civil, como o Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis (EPCAAI), o Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para atuar em Áreas de Conflito (EPJAIAC), e o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC). Um destaque especial foi dado ao recém-anunciado Estágio Setorial de Capacitação de Civis para Operações de Paz (ECCOP), que será realizado na última semana de julho do ano corrente. Este estágio visa aumentar a participação de civis brasileiros em missões da ONU, abordando as vias de ingresso na organização, seu funcionamento e as principais funções gerenciais e de coordenação disponíveis.
Visita às Instalações e Interação Enriquecedora
Após a palestra, a comitiva teve a oportunidade de visitar as instalações do CCOPAB, onde os alunos puderam interagir diretamente com os docentes do centro. Essa interação permitiu que os discentes esclarecessem dúvidas e aprofundassem seus conhecimentos, enriquecendo suas pesquisas acadêmicas com informações práticas e contemporâneas sobre operações de paz e desminagem humanitária.