blank

Professores e pesquisadores participaram no Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) do workshop “Sistema Astros 2020: implicações para a segurança e defesa nacionais”. Durante o evento, ocorrido na terça-feira (3), os participantes trataram das implicações do conceito de Antiacesso e Negação de Área (A2/AD) com amparo no Sistema Astros 2020.

O workshop foi realizado no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da abertura do evento, o Diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (MD), General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo; o Diretor do Campus Brasília da ESG, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite; o Subchefe de Assuntos Internacionais do MD, General de Brigada Carlos Henrique Teche; o Gerente do Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020, General de Brigada R1 José Julio Dias Barreto; e o Coordenador-Geral do projeto de pesquisas sobre o Astros 2020, Professor Dr. Alcides Costa Vaz, da Universidade de Brasília (UnB).

O PROCAD-DEFESA é o resultado da parceria entre o Ministério da Defesa e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com vistas à indução temporária de áreas estratégicas, considerando as prioridades da política brasileira de ciência e tecnologia.

Em 2019, foram 15 projetos aprovados que contemplam pesquisas conjuntas entre Instituições de Ensino Superior (IES), Militares de Ensino e Pesquisa, de Ciência e Tecnologia (ICTs), governamentais e do setor produtivo, incluindo a Base Industrial de Defesa (BID).

Com informações do Campus Brasília da ESG
Foto: Divulgação/ ESG