Professores e pesquisadores participaram no Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) do workshop “Sistema Astros 2020: implicações para a segurança e defesa nacionais”. Durante o evento, ocorrido na terça-feira (3), os participantes trataram das implicações do conceito de Antiacesso e Negação de Área (A2/AD) com amparo no Sistema Astros 2020.

O workshop foi realizado no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx).

Participaram da abertura do evento, o Diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (MD), General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo; o Diretor do Campus Brasília da ESG, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite; o Subchefe de Assuntos Internacionais do MD, General de Brigada Carlos Henrique Teche; o Gerente do Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020, General de Brigada R1 José Julio Dias Barreto; e o Coordenador-Geral do projeto de pesquisas sobre o Astros 2020, Professor Dr. Alcides Costa Vaz, da Universidade de Brasília (UnB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PROCAD-DEFESA é o resultado da parceria entre o Ministério da Defesa e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com vistas à indução temporária de áreas estratégicas, considerando as prioridades da política brasileira de ciência e tecnologia.

Em 2019, foram 15 projetos aprovados que contemplam pesquisas conjuntas entre Instituições de Ensino Superior (IES), Militares de Ensino e Pesquisa, de Ciência e Tecnologia (ICTs), governamentais e do setor produtivo, incluindo a Base Industrial de Defesa (BID).

Com informações do Campus Brasília da ESG
Foto: Divulgação/ ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).