O Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) deu início à fase presencial do CURSO SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA 2021 (CSIE) neste dia 28 de junho. Participam 42 (quarenta e dois) alunos brasileiros, sendo 18 (dezoito) militares das três Forças Armadas e das Forças Auxiliares e 24 (vinte e quatro) civis de diversos órgãos da Administração Pública Federal e dos Estados da Federação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O CSIE tem por objetivo habilitar civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares, dos Estados e do Distrito Federal para o exercício de funções de Inteligência Estratégica na Administração Pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). Sua estrutura curricular compreende os Fundamentos do Poder Nacional, Noções das Relações Internacionais e da Geopolítica, além da Teoria e Estudos Aplicados da área de Inteligência.

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG para o Curso propicia conhecimento teórico e experiência prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade. Isso configura um sistema de estudos, pesquisas e atividades, que exige o comprometimento individual e engajamento nos trabalhos em grupo. Os alunos recebem conhecimento útil e atualizado, com ênfase no exercício de cargos e de funções na área de Inteligência Estratégica nas instituições da Administração Pública nos âmbitos federal e estadual.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).