A Força Aérea Brasileira (FAB) e o National Airworthiness Council (NAC), órgão dos Estados Unidos da América (EUA) que reúne as autoridades técnicas de aeronavegabilidade militar da US Air Force, US Navy e US Army (Força Aérea, Marinha e Exército dos EUA, respectivamente), assinaram a revalidação dos certificados de reconhecimento de Autoridade de Aeronavegabilidade Militar (AAM), proporcionando a manutenção da validação mútua de atividades de inspeção, certificação, produção e aeronavegabilidade continuada de produtos e sistemas aeroespaciais sob responsabilidade dos dois países.

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O documento brasileiro foi emitido em 17 de julho de 2022, sendo assinado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior; e pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. O certificado americano, por sua vez, foi emitido em 22 de fevereiro de 2022, pelo Senhor Darrow Keith Robison, do US Army.

O trabalho de aproximação com o NAC iniciou-se ainda em 2015, e incluiu a análise de documentações técnico-administrativas e visitas técnicas. Já em 2016, uma equipe do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) visitou aquele órgão e realizou reuniões com seus integrantes, no intuito de iniciar o procedimento para o reconhecimento mútuo de atividades entre os dois países.

No ano seguinte, foi a vez de membros do NAC visitarem as instalações do IFI, em São José dos Campos (SP). Na oportunidade, verificou-se que o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial possuía processos, procedimentos, expertise, capacidades e autoridade necessária para que a FAB fosse reconhecida como Autoridade de Aeronavegabilidade Militar perante o governo norte-americano.

Como resultado das visitas, a FAB e o NAC assinaram, em 2018, os primeiros certificados de reconhecimento de AAM, dando início à cooperação bilateral no referido setor. Desde então, as atividades exercidas pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e pelo órgão norte-americano passaram a ser reconhecidas mutuamente. Como as normas e atividades relacionadas a esse reconhecimento são revisitadas por ambas autoridades nacionais a cada quatro anos, periodicidade na qual o certificado é renovado, a FAB e o NAC executaram recentemente um processo de reavaliação bilateral destinado a renovar, ou não, o acordo.

Conforme o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, a revalidação demonstra a qualidade dos trabalhos de certificação realizados pela FAB, possibilitando maior inserção da indústria aeroespacial e de defesa do Brasil no mundo, especialmente no mercado norte-americano. “Além disso, facilita o intercâmbio de informações relativas aos produtos mutuamente operados, contribuindo para a garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de aeronaves operadas pelos dois países, como no caso do brasileiro A-29 Super Tucano”, ressaltou.

Fotos: IFI

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).