Black Bee Drones conquista prêmio internacional no IMAV 2022

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Na última edição do IMAV (International Micro Air Vehicle), em 2022, a Black Bee Drones fez história. A primeira equipe de drones autônomos da América Latina conquistou um prêmio completamente inédito para o Brasil: o 2º lugar no Nanocopter AI Challenge. Este marco representa não apenas um triunfo para a equipe, mas um avanço significativo para a tecnologia de drones na América Latina.

O que é um Nanodrone?

Durante o IMAV, muito se falou sobre o tal Nanodrone – uma palavra que agora carrega uma significativa conotação de sucesso para o Brasil. Mas você sabe o que é um Nanodrone? Como o próprio nome sugere, os nanodrones são drones extremamente leves e pequenos. Quase silenciosos, eles são capazes de realizar várias tarefas complexas. Por causa de sua estrutura pequena, eles têm limitações de tempo de voo, alcance e resistência a fatores que afetam sua estabilidade. Entretanto, estas limitações são esperadas, dado que o Nanodrone não foi concebido para superar estes desafios, mas para cumprir missões específicas de vigilância sofisticada e discreta, sendo cada vez mais adotados pelas forças armadas de diversos países.

O protagonista da conquista: CrazyFlie

No IMAV, a equipe do Black Bee Drones utilizou um nanodrone específico, o CrazyFlie, da empresa BitCraze. Além de sua estrutura básica (hélices, armação, motores, bateria), a BitCraze forneceu outros módulos para auxiliar no desenvolvimento da tarefa, como o Flow Deck (um sensor óptico) e o AI Deck (um processador GAP8 e uma câmera monocromática). Assim equipado, o CrazyFlie apresenta as seguintes especificações: pesa apenas 27 gramas, possui dimensões de 92x92x92 mm (LxAxP), tem um tempo de voo de 7 minutos e pode carregar até 15 gramas de carga.

Programando o sucesso

A programação do Crazyflie é feita em linguagem C. A BitCraze fornece um repositório com diversos códigos-fonte, facilitando os testes e o estudo da programação do CrazyFlie. Através desta combinação de tecnologia de ponta, competência técnica e trabalho em equipe, a primeira equipe de drones autônomos da América Latina alcançou um sucesso sem precedentes na competição IMAV 2022, um feito que será lembrado e celebrado por muito tempo.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas