No dia 19 de março, o 22º Batalhão de Infantaria (22° BI) – Batalhão Tocantins – participou do mutirão de limpeza do Lago de Palmas, formado pelo represamento das águas do Rio Tocantins. A concentração da ação ocorreu na Praia da Graciosa, ponto turístico de Palmas e se estendeu para outras praias e ilhas da capital.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O mutirão do Programa Rios +Limpos foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (SEMARH) em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março e contou com a participação de representações dos órgãos de segurança e ambientais dos três poderes públicos, das esferas federal, estadual e municipal.

O 22º BI participou ativamente da ação com o efetivo de um pelotão, comandado pelo Primeiro-Tenente Eduardo Augusto Amaral Silva, oficial subalterno da 1ª Companhia de Fuzileiros, subunidade operacional integrante da Força Planalto (FORPLAN) e da Força de Apoio à Defesa Civil.

Programa Rios +Limpos

Segundo o governo federal, o Programa Rios +Limpos, executado pelo Ministério do Meio Ambiente, tem por objetivo contribuir para a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico em todo o País. A iniciativa visa ainda fomentar ações de despoluição dos rios, incentivar a limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais, bem como a promoção de projetos que visem ao reuso de efluentes no País.

Fonte: 22º BI

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).