Militares do 6° Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL) participaram, entre os dias 01 e 11 de setembro, de um adestramento denominado Exercício ARATU IV.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade serviu para aprimorar o preparo do combatente aeromóvel em suas técnicas, táticas e procedimentos, em um quadro de Defesa Externa e intensificar o adestramento dos militares para o exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos, denominado CORE – acrônimo para a sigla “Combined Operations and Rotation Exercises”.

O adestramento combinado será realizado no período de 28 de novembro a 18 de dezembro no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Na ocasião, a tropa do 6º BIL integrará a Força Tarefa Itororó da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (12ª Bda Inf L Amv).

Durante a atividade de adestramento, que seguiu o cronograma de preparação da Brigada Aeromóvel para o Exercicio CORE e teve o apoio do Centro de Adestramento do Leste (CA- Leste) e Centro de Adestramento do Sul (CA-Sul), os militares realizaram a conquista e manutenção de cabeça de ponte aeromóvel, o investimento em uma localidade e, ainda, ações de combate contra forças irregulares.

O adestramento permitiu, ainda, o desenvolvimento das táticas de progressão em área de risco, primeiros socorros, comunicações e maneabilidade de pelotão de fuzileiro leve, utilizando Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET) em toda fases.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).