No contexto da Operação Carro-Pipa (OCP), o escritório de credenciamento do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou, entre os dias 7 e 11 de março, em Major Izidoro (AL), o segundo sorteio que credenciou, por meio de um processo licitatório de inexigibilidade, os pipeiros que prestarão o serviço de captação e entrega d’água no segundo quadrimestre de 2022, que compreende os meses de maio a agosto. Foram sorteados 197 lotes para 38 municípios do estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram vistoriados, aproximadamente, 150 caminhões cadastrados para o sorteio. Para ser apto a concorrer, o motorista, assim como o caminhão, precisa estar com sua documentação em dia. também são checados itens importantes do veículo, como pneus, tanque e lacres fixados ao caminhão pela equipe do credenciamento.

Novos credenciamentos

O sorteio é exclusivo para os pipeiros já cadastrados no sistema. Para concorrer ao próximo certame, o candidato precisará entrar na página do 59º BI Mtz, acessando o 59bimtz.eb.mil.br e selecionando a opção da Operação Pipa. Feito isso, basta baixar todos os documentos disponibilizados, preencher e remeter ao escritório do credenciamento, usando o e-mail [email protected] como destinatário, e depois aguardar o retorno do escritório indicando se sua inscrição foi aceita ou não. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (82) 99335-1939.

Operação Pipa
A operação é uma ação do governo federal, mantida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Exército Brasileiro. Em Alagoas, o 59º BI Mtz é quem está à frente. O objetivo da Operação Carro-Pipa (OCP) é otimizar os recursos investidos que levam água ao sertão e ao semiárido nordestino. Os lotes, compreendem 1.481 comunidades, e contemplam, de forma direta, mais de 157 mil pessoas apenas em Alagoas.

Fonte: 59º BI Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).