Resende (RJ)  No dia 29 de julho, foi realizada a solenidade de comemoração aos 72 anos de criação do Batalhão de Comando e Serviços da Academia Militar das Agulhas Negras (BCSv/AMAN) – Batalhão Agulhas Negras (BAN). A cerimônia contou com a presença do comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves, do Gerente do Projeto Marechal José Pessoa, General de Brigada Wagner Oliveira Gonçalves, do Prefeito do município de Resende, Sr Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, do Comandante do Batalhão Agulhas Negras, Coronel Arthur Luiz Palmeira Leite, Chefes de setores, autoridades militares, Eternos Comandantes do BAN, Veteranos do BCSv/AMAN e integrantes do Serviço de Assistência Social da AMAN (SASAMAN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a formatura, foram entregues os Diplomas de Amigo do Batalhão Agulhas Negras e as moedas da organização militar ao Diretor da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Coronel Antônio Carlos Simon Esteves; ao Gerente Administrativo Financeiro da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), 1º Tenente R/2 Haroldo Costa Júnior; ao Presidente do Clube de Subtenente e Sargentos das Agulhas Negras (CSSAN), Subtenente Demetrius de Paula Araujo; ao Auxiliar da 2ª Seção do Hospital Militar de Resende, 2º Sargento QE Jeferson Martins de Macedo; à Gerente do Banco Santander da AMAN, Miriam da Costa Carvalho; ao Chefe da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Resende, Lucas Faria de Souza; ao Diretor do Hospital Militar de Resende, Coronel João Luiz da Silva Junior; à Chefe da Divisão de Tecnologia e Segurança da Informação e Comunicações da AMAN, Tenente-Coronel Estefânia Rezende de Paiva Campos; à Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil da AMAN, Srª Amanda da Silva Peixoto; e ao Subcomandante da Guarda Civil Municipal de Resende, Rokly Lany Alves de Carvalho.

Foi realizado também o Desfile dos Veteranos, composto por eternos comandantes, militares e ex-militares do BCSv/AMAN, que marchando puderam reviver momentos que foram vivenciados na caserna.

História

– 23 de abril de 1944: quartel do aquartelamento

– 10 de julho de 1950: criação do BCS

– 1º de janeiro de 2018: ativação do BCSv/AMAN como organização militar

– 17 de dezembro de 2021 (Port/DECEx/C Ex Nº 359, de 19 AGO 21): denominação histórica de “BATALHÃO AGULHAS NEGRAS”

Fonte: BCSv/AMAN

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).