Ferry Boat Tenente Daniel Bazoli no dique flutuante

A Base Naval de Val-de-Cães concluiu a inspeção da estrutura do casco e das linhas de eixo do Ferry Boat Tenente Daniel Bazoli, do Exército Brasileiro. A embarcação foi desdocada no dia 19 de dezembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A inspeção, que durou 46 dias, foi realizada no Dique Flutuante Almirante Manoel Carneiro da Rocha, em Belém (PA). O trabalho é um marco na cooperação entre a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro na região Norte.

O ferry boat Tenente Daniel Bazoli foi adquirido em 2016 pela 8ª Região Militar, com o propósito de aumentar a flexibilidade do transporte fluvial logístico na Amazônia Oriental. A embarcação homenageia o Tenente Bazonli, então Comandante do Pelotão de Operações Especiais do 34º Batalhão de Infantaria de Selva (Macapá), que faleceu no cumprimento do dever em Afuá, no Arquipélago do Marajó, em 25 de abril de 2001.

O Tenente Daniel Bazoli possui 36m x 10m de dimensão, capacidade de carga de 350 toneladas e autonomia de 375 horas, o que garante 16 dias de operação. Possui dois contêineres frigorificados de 40 pés, quatro contêineres climatizados de 20 pés, circuito de câmeras, GPS, rádios de comunicação, seis camarotes e uma suíte com acomodações para 17 tripulantes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).