A Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), retomou, no dia 4 de outubro, as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) voltado para os alunos da rede pública. O Comandante da BAGL, Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, deu as boas-vindas aos alunos durante a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além das atividades esportivas, o Programa oferece orientações pedagógicas, apoio alimentar e contribui para a diminuição da exposição aos riscos sociais. O aluno Marcos Vinícios comentou sobre a paralisação do Programa. “Foi muito difícil o momento da pandemia, pois ficamos sem as atividades. O PROFESP faz parte da minha vida. Estou muito feliz em estar aqui novamente”, disse.

Um dos objetivos do PROFESP é oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral.

Para cumprir os protocolos sanitários de combate à COVID-19, serão priorizadas as atividades esportivas individuais, sempre ao ar livre, como tênis, futebol de mesa e dança.

Kit Alimentação

i211089341009369No dia 29 de setembro, o Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ) distribuiu 150 kits de alimentos para as famílias de crianças e adolescentes atendidos pelo PROFESP. Os alimentos foram entregues às famílias da Comunidade Parque Alegria, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Por ocasião do evento, o Coordenador do PROFESP GAP-RJ, Major Especialista Aviador Evandro Garcia de Lima, realçou a importância do Programa e também anunciou o retorno das atividades. “ Em breve vamos restabelecer a prática esportiva e o convívio social, seguindo todos os protocolos de segurança”, disse.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.

Fotos: Suboficial Penido / GAP-RJ e Soldado Oliveira Freitas / BAGL

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).