A Base Aérea de Santa Maria (BASM), retomou as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que é voltado para alunos da rede pública. Para marcar oficialmente o reinício das atividades, o Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, recebeu os alunos, representantes da Secretaria Municipal da Educação e Diretores das escolas participantes em um evento realizado no auditório da BASM.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Coronel Aviador Marchiorato citou que o programa nunca deixou de existir em razão da pandemia. “Mesmo durante o período de isolamento, mensalmente, foram entregues kits de alimentação às famílias e, agora, é chegada a hora de restabelecermos as atividades e o convívio social, seguindo todos os protocolos de segurança”, destacou.

No total, 200 alunos beneficiados pelo Programa retomaram as atividades que acontecem às segundas, terças, quartas e quintas-feiras e oferecem práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manterem uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral.

i2242514021303313A Coordenadora do PROFESP na BASM, Tenente Pedagoga Tatiana Teixeira do Santos destacou a importância do retorno das atividades. “As atividades propostas com o retorno têm cunho educativo proporcionando à criança desenvolvimento da ética, do civismo, da preservação do meio ambiente, bem como refletir sobre respeito, cooperação, disciplina e responsabilidade”, ressaltou.

Kit Alimentação

Em virtude da suspensão temporária das aulas em 2020, adotada como medida preventiva contra a COVID-19, os alunos do programa ficaram sem acesso às refeições oferecidas pela BASM nos períodos das atividades. Em função disso, a BASM realizou, periodicamente, a distribuição de kits de alimentos para as famílias das crianças atendidas pelo programa. No total foram entregues mais de 1.000 kits de alimentação ao longo de mais de dois anos de pandemia.

i2242514021501827PROFESP

O Programa Forças no Esporte é uma vertente do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com diversos Ministérios. É destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Fotos: Base Aérea de Santa Maria

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).