blank

Google News

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) sediou, no último sábado (14/05), a III Jornada Cearense de Foguetes (JCF), evento realizado pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o 14° Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).  A abertura da III JCF contou com a presença do Organizador Geral do Evento, Professor Doutor Ednardo Rodrigues e do Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Em seu discurso, o Tenente-Coronel Aviador Lauro discorreu sobre a importância da participação da BAFZ no evento. “Quero externar que é uma honra receber um evento dessa relevância,  ver nessa juventude a vontade de crescer, de estudar, de chegar a um objetivo e realizar um sonho. E eu estou aqui para incentivá-los e motivá-los a buscarem tais sonhos, em seguirem nessa caminhada para alcançar vossos objetivos”, disse.

Sobre a JCF

blankA JCF visa a divulgação científica com ênfase na disseminação da Astronáutica. Nessa III edição, participaram alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), do Ensino Médio (1º ao 3º ano) e escotistas em grau de ensino equivalente. Durante a Jornada, os jovens devem construir foguetes de garrafa PET e obter o maior alcance possível. Os lançamentos foram realizados por mais de 60 equipes de escolas públicas e particulares do Ceará. Na ocasião, também foram realizadas palestras sobre carreiras no setor aeroespacial, com ênfase na participação feminina no setor.

blankDe acordo com o Organizador Geral do Evento, Professor Doutor Ednardo Rodrigues, diferente de outros eventos esportivos, a JCF valoriza muito mais a cooperação do que a competição. “No evento de hoje podemos ter o próximo astronauta brasileiro ou o Ministro da Ciência e Tecnologia. Aqui eles lançam os foguetes para obter o maior alcance. Porém, traz um ensinamento básico para nossas vidas de que juntos chegaremos mais longe”, explicou.

O Professor Douglas Holanda, da Escola Figueiredo Correa, localizada no município Iracema (CE), falou sobre o interesse dos alunos em participar do evento. “Na etapa escolar, participaram na nossa escola mais de 50 alunos, e dessas equipes selecionamos os melhores lançamentos para participar da JCF. Hoje temos seis equipes da nossa escola. Esse tipo de evento motiva os alunos, trabalha conhecimentos multidisciplinares de matemática, física, química e colabora para que eles aprendam na prática o que é passado na sala de aula”, finalizou.

Escolas Destaques

blankDentre os destaques dos lançamentos, duas escolas quebraram o recorde cearense, que era de 243 metros: Colégio Sete de setembro, que obteve o lançamento com o maior alcance, atingindo 290 metros, e o Colégio Farias Brito, com 271 metros.

Além das condecorações, lançamentos e palestras ocorridas no evento, a JFC é uma seletiva para a Jornada de Foguetes em Barra do Piraí (RJ), sendo consideradas classificadas as equipes do Ensino Médio que obtiveram alcance acima de 100 metros em seus lançamentos e que estejam inscritas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Fotos: Soldado Oliveira / BAFZ