blank

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) iniciou, na terça-feira (07/06) as atividades do Projeto João do Pulo (PJP), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza (APAE-FZ). Os integrantes da BAFZ realizaram a cerimônia de abertura do PJP com o canto do Hino Nacional, a entrega dos fardamentos e as boas-vindas aos alunos, pais, voluntários, colaboradores e professores da APAE.

“É uma honra para todos os militares da BAFZ fazer parte de um Projeto no qual podemos fazer a diferença positivamente na vida dos beneficiados, na sua inclusão social e no desenvolvimento das suas habilidades motoras. Hoje, foram disponibilizados aos alunos uniformes, material esportivo, alimentação de qualidade e, principalmente, a oportunidade de participar de modalidades de esportes adaptados, bem como atividades lúdicas e recreativas”, ressaltou o Coordenador do Núcleo PJP /PROFESP (Programa Forças no Esporte) da Guarnição de Aeronáutica de Fortaleza, Capitão José Marcos de Oliveira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blankO Núcleo do PJP da BAFZ tem como objetivo o atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, priorizando as crianças, adolescentes e jovens, a partir dos dez anos de idade, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social. A Coordenadora da APAE-FZ, Talita Fernandes, comentou sobre a parceria com a Força Aérea Brasileira: “É um momento muito importante, em que a Base Aérea abre as portas para as pessoas com deficiências, sejam elas com síndrome de Down ou autistas, promovendo a integração, inclusão e a socialização dos alunos com deficiência em uma Organização Militar”, disse.

Na ocasião, 26 alunos beneficiados iniciaram as atividades na BAFZ, onde serão realizadas práticas esportivas, educacionais, apoio alimentar e momentos cívicos, visando o fortalecimento da cidadania, da inclusão e integração social. “Será um momento de muito enriquecimento para eles, não apenas para a prática física, mas também para o lado cognitivo e emocional. Todas as terças e quintas realizaremos atividades ligadas à noção corporal, incorporando a coordenação motora, o equilíbrio, fazendo circuitos psicomotores, práticas de esportes visando o desporto, além da inclusão nas atividades com as crianças do PROFESP”, disse a Professora da APAE-FZ, Michelle Medeiros.

Sobre o PJP

blankO PJP iniciou em 2015 pela Portaria Normativa Nº 956/MD que instituiu um projeto para militares com deficiência, visando a promover a valorização pessoal e integração social por meio do esporte, de militares que adquiriram qualquer tipo de deficiência no transcurso de suas vidas castrenses. O nome de João do Pulo é em homenagem ao extraordinário desportista militar João Carlos de Oliveira, que teve sua perna direita amputada em decorrência de um grave acidente automobilístico. Nessa nova modelagem, o PJP passa a contar com o apoio dos Ministérios da Cidadania, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação, e principalmente, com uma rede colaborativa de parceiros.

Fotos: Soldado Sad Busson / BAFZ