Autoridades das Forças Armadas prestigiam nomeação de 50 novos delegados em Maceió

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, foi palco de um momento decisivo para a segurança pública de Alagoas. Na presença de autoridades civis e militares, 50 novos delegados de Polícia Civil foram oficialmente nomeados, reforçando o combate à criminalidade no estado. A cerimônia contou com a participação do Capitão dos Portos de Alagoas, Capitão de Fragata Rodrigo Garcia, do comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió, Major Aviador Leandro Soriano Evangelista, e do Comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente Coronel Márcio Robério de Oliveira Lima, em uma demonstração de integração entre as forças armadas e as forças de segurança.

Impacto da nomeação dos novos delegados na segurança pública

Foto: PCAL

Com a chegada dos 50 novos delegados, o efetivo da Polícia Civil de Alagoas passa a contar com 162 profissionais. A distribuição desses novos agentes será feita de acordo com as necessidades de cada região, priorizando as delegacias distritais do interior do estado. Essa ampliação no quadro de servidores tem um impacto direto na segurança pública, pois permite maior agilidade nas investigações e na resolução de crimes.

O concurso, que teve mais de mil inscritos, foi o maior já realizado para a Polícia Civil no estado, superando a última seleção de 2012, quando apenas 40 delegados foram contratados. Além dos nomeados, ainda há um cadastro de reserva com mais 50 profissionais aptos a serem convocados futuramente, o que garante a continuidade do reforço no efetivo.

Investimentos e avanços no combate à criminalidade em Alagoas

Foto: PCAL

A nomeação dos novos delegados faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo governo estadual para reduzir os índices de violência em Alagoas. Dados recentes apontam uma queda de 53% nos casos de homicídio em 2024, a maior redução desde o início da série histórica em 2012. Esse resultado é fruto de investimentos na capacitação dos agentes de segurança, na modernização das delegacias e na implementação de novas tecnologias para a elucidação de crimes.

O governador Paulo Dantas ressaltou que os avanços obtidos são resultado de um trabalho integrado entre as forças policiais e demais órgãos do governo. O uso da inteligência artificial e de sistemas digitais tem sido um diferencial no combate ao crime, permitindo um monitoramento mais eficiente e ações estratégicas baseadas em dados concretos.

Com a chegada dos novos delegados e o fortalecimento das políticas públicas de segurança, Alagoas segue avançando na construção de um estado mais seguro para seus cidadãos.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui