Discentes do curso CEGESP e Oficiais da CFMG

Em 30 de maio, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) foi palco de uma visita importante. O Comandante da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APM), Coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, e os discentes do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (CEGESP-2023) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foram os visitantes ilustres da instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Marinha do Brasil e sua Presença nos Mares de Minas

download 2
Palestra do Capitão dos Portos de Minas Gerais aos discentes do CEGESP-2023

O objetivo central da visita foi a realização de uma palestra sobre o tema “A Marinha do Brasil e sua presença nos Mares de Minas”. O Capitão dos Portos de Minas Gerais assumiu o comando do discurso, atendendo às diretrizes da disciplina “Relações Interinstitucionais” do CEGESP-2023. Essa interação é um valioso exemplo de parceria interinstitucional, que fortalece a cooperação entre organizações fundamentais para a segurança e bem-estar da população.

Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública

A delegação de visitantes incluiu 27 Oficiais Superiores da PMMG, composta por 15 Tenentes-Coronéis e 12 Majores. Durante o evento, eles tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre a Missão da Marinha do Brasil, sua Visão de Futuro, os Programas Estratégicos da Força e a atuação da MB em todo território, em particular no Estado de Minas Gerais. O CEGESP é o curso de especialização latu sensu de mais alto nível da carreira de oficiais da PMMG, ministrado pela APM, cujo objetivo é capacitar Tenentes-Coronéis e Majores para cargos de comando e assessoramento estratégico.

Benefícios da Aproximação Institucional para a Sociedade Mineira

A aproximação entre a Marinha e a principal força de segurança pública do estado é uma estratégia eficaz para fortalecer as interações institucionais, beneficiando diretamente a sociedade mineira ao melhorar a sensação de segurança dos cidadãos. Esta interação reforça a colaboração entre as duas instituições, aumentando a capacidade de resposta e a eficácia das medidas de segurança pública.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).