Martin, Paulo Câmara, governador de Pernambuco, e Roberto Gusmão, diretor-presidente do Porto de Suape FOTO: Flávio Japa/SEI

Martijn Van Dongen, Head Global de Crescimento da APM Terminals, braço de logística portuária da A.P. Moller – Maersk, esteve  no Brasil no início deste mês onde participou do evento oficial de aquisição da Unidade Produtiva Isolada (UPI-B Cais Sul) do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Pernambuco. Em agosto, a Justiça de Ipojuca confirmou a APM Terminals como vencedora oficial do leilão judicial e no dia 26 de julho, a empresa apresentou a proposta vencedora para desenvolver e operar um terminal de contêineres e carga geral.

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Durante o evento em Suape, que contou com autoridades municipais e estaduais, Martijn Van Dongen, confirmou o foco da APM Terminals no Brasil como um dos principais mercados da América Latina, onde a empresa já fez investimentos nos últimos anos e onde projetos futuros estão em andamento.

“À medida que o mercado cresce, as empresas brasileiras precisam cada vez mais de soluções logísticas para atender às suas ambições e para acessar facilmente seus mercados de importação e exportação. Vemos nosso papel como operador de terminal de contêineres em garantir que a logística não se torne um obstáculo nisso, mas sim o contrário – que apoie a ambição de crescimento e crie oportunidades no futuro”, comenta Martijn Van Dongen.

Atualizações de infraestrutura

Nos últimos anos, a APM Terminals modernizou os equipamentos de seu terminal de Pecém (Ceará) – um investimento de R$ 150 milhões trouxe três guindastes pórticos sobre rodas para operação de contêineres no pátio e um guindaste Ship-to-Shore (STS) para operações de navios. O equipamento foi comissionado a tempo para a safra de 2022, que desempenha um papel crucial para a economia local. O terminal registrou um crescimento de volume de 10% e movimentos recordes em 2021, além de um crescimento de 6% na cabotagem especificamente. A APM Terminals Pecém continua sendo a principal porta de entrada para embarques de frutas para fora do Brasil e em 2021 registrou um crescimento de volume de 20% em relação ao ano anterior na exportação de frutas do Nordeste brasileiro para a Costa Leste da América do Norte e Europa. Para 2022, os números devem chegar a 470 mil TEUs, o que significaria mais crescimento ano a ano.

Além disso, para melhorar a movimentação de cargas frigoríficas, de grande importância para o porto, o número de plugs aumentou gradativamente de 1.088 para 1.388 em 2022, com novos pontos instalados no Terminal Multi Utilitário (TMUT) dobrando a capacidade da área.

A BTP, terminal de joint venture da APM Terminals em Santos (São Paulo), espera renovar seu contrato de concessão antes do final do ano, adicionando capacidade muito necessária no porto de Santos. A empresa também apoiou a expansão do terminal de Itapoá (Santa Catarina), onde detém 30% de participação, por meio da adição de mais pátio e equipamentos de movimentação de contêineres (5 RTGs, 9 TTs, 2 Reach Stackers e 1 scanner).

Nova licitação para terminal de contêineres em Santos

A operadora do terminal de contêineres também está avaliando a participação no arrendamento da Saboo/STS10, para a construção e operação de um 4º terminal de contêineres em Santos, que, juntamente com o aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos, poderá liberar o valor significativo para os exportadores e importadores através da atração de navios maiores para a Costa Leste da América do Sul.

“A nossa estratégia se baseia em três pilares – Safer, Better, Bigger (mais seguro, melhor e maior, em tradução livre) – e crescer onde faz sentido para servir melhor os nossos clientes ou melhorar o nosso desempenho operacional é um elemento chave do pilar “Maior””,  acrescenta Martijn Van Dongen.

A visita de Van Dongen ao Brasil coincide com a visita do CEO da A.P. Moller – Maersk, Søren Skou à América Latina, confirmando ainda mais a relevância da região para a Maersk e APM Terminals, que continuarão atentos a oportunidades futuras.