A AMAZUL promoveu, no dia 9 de agosto, a primeira reunião do Comitê Científico e Tecnológico (ComCiTec), integrado por especialistas para assessorar a Diretoria Executiva em questões como: investimentos em tecnologia e pesquisas; desenvolvimento de produtos; estratégias de segurança cibernética e aquisições; avaliação das tendências tecnológicas e identificação de oportunidades de inovação.
O ComCiTec, instituído pela Resolução da Diretoria da AMAZUL nº 100, de 26 de junho, também poderá ser consultado sobre conformidade com leis e regulamentações e avaliar riscos associados à adoção de novas tecnologias.
A primeira reunião do ComCiTec, realizada na Sede da empresa, tratou, entre outros assuntos, das atribuições do comitê e discussão de temas técnicos de interesse da AMAZUL.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A reunião contou com a presença do Diretor-Presidente Newton Costa; do Diretor Técnico, Carlos Alberto Matias; do Diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas, Valter Citavicius Filho; do Diretor de Administração e Finanças, Sergio Ricardo Machado; e do coordenador-geral de Governança e Desenvolvimento Corporativo, Murilo Barella.
Integrado por especialistas de diferentes áreas de conhecimento e de atuação, o ComCiTec será coordenado por Leonam dos Santos Guimarães e terá como secretário executivo Rafael Faraone Rando.
Composição do ComCiTec
ALDO MALAVASI
Graduação em Ciências Biológicas (Instituto de Biociências, USP), mestre, doutor, professor livre-docente, professor adjunto e professor titular pela USP, com pós-doutorado na Universidade do Texas e professor visitante na Universidade de Massachussets.
É consultor de órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), para programas de controle de pragas e vetores de doenças nas Américas, Caribe, África e Ásia. É assessor técnico-científico do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e membro do Conselho Curador da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro do Scientific Board do Vienna Center for Disarmament and Non-Proliferation e diretor-geral adjunto do Departamento de Ciências e Aplicações Nucleares da AIEA.
CARLOS ALBERTO ARAGÃO DE CARVALHO FILHO
Graduação e mestrado em Física pela PUC/RJ e doutorado em Física pela Princeton University. Professor titular da UFRJ, aposentado em 2016.
É diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Foi diretor do Departamento de Física e decano do Centro Técnico Científico da PUC/RJ, diretor do Centro Latino-Americano de Física (CLAF), diretor do Instituto de Física da UFRJ, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e diretor de Inovação e Tecnologia do Inmetro.
LEONAM DOS SANTOS GUIMARÃES
Graduação em Ciências Navais pela Escola Naval. Graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP, mestrado em Engenharia Nuclear pelo Institut National des Sciences et Techniques Nucléaires da Universidade de Paris, estágio de Pesquisa Aplicada no Centre d´Etudes sur la Protection Dans le Domaine Nucléaire.
Foi diretor-presidente da Eletronuclear e diretor técnico-comercial da AMAZUL. No Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, foi coordenador do Programa de Propulsão Nuclear, gerente de Projeto do Reator e Primário, encarregado da Seção Técnica de Arranjo Físico de Instalações e engenheiro da Seção Técnica de Sistemas Navais de Submarinos Nucleares, quando realizou on the job training nas empresas alemãs IKL (projeto) e HDW (construção), tendo participado de testes de mar do Submarino Tupi.
LEONARDO DALAQUA JUNIOR
Graduação em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com mestrado em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Coordenador técnico-nuclear da AMAZUL desde julho de 2021. Atua na área nuclear desde 1982, com experiência em projetos e desenvolvimento de negócios nas áreas nuclear, química, petroquímica e de tecnologia. Foi gerente de contratos nos projetos do LABGENE – Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica, da USEXA – Usina de Hexafluoreto de Urânio, do Complexo de Manutenção Especializada do Estaleiro e Base Naval de Itaguaí e da Usina Nuclear de Angra 1.
RAFAEL FARAONE RANDO
Graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, com MBA em Gestão de Projetos (FIAP), pós-graduação em Gestão da Segurança e Defesa Cibernéticas (UFRGS) e especialização em Gestão de Rejeitos Radioativos (CDTN).
É assessor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da AMAZUL. Na empresa desde 2017, foi supervisor das disciplinas de Telecomunicações e Proteção Física nos projetos do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio da INB. Também foi gestor do projeto de Capacitação em Análise Probabilística de Segurança e Análise de Acidentes Severos.
RENATO MACHADO COTTA
Graduação em Engenharia Mecânica e especialização em Engenharia Nuclear pela UFRJ. Doutorado em Engenharia Mecânica e Aeroespacial pela North Carolina State University (EUA), professor visitante em diversas universidades do mundo.
Consultor técnico da AMAZUL, lotado na Assessoria de Gestão Estratégica da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha desde 2019, é professor do Programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ. Foi presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Em 2023, foi agraciado com a Luikov Medal, a mais importante premiação internacional na área de Transferência de Calor e Massa.