O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), administrado pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi premiado com um troféu pelo rendimento global dos alunos na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, 15 estudantes foram agraciados com medalhas. Além do CBNB, mais duas escolas do Rio de Janeiro também foram premiadas: o Colégio Militar do Rio de Janeiro e o Colégio Pedro II.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio de diversos Ministérios e Organizações.

O programa tem como público-alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio e possui como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Em sua 16ª edição a OBMEP teve a participação de mais de 17 milhões de alunos inscritos de quase 50 mil escolas públicas e privadas.

Para o Diretor do CBNB, Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, o êxito alcançado na competição é o resultado de um trabalho coletivo. “Esse trabalho envolve toda a comunidade escolar, desde as ações de apoio administrativo, passando pelo incessante trabalho dos professores, que são o motor da Escola, a parceria com os pais e responsáveis e, claro, pelo empenho nos estudos dos nossos alunos, que constituem o foco no cumprimento da nossa missão”, pontuou.

Foram agraciados os seguintes alunos do CBNB:

Anna Clara Nunes Su (Medalha De Bronze)
Igor Kazumi Matsumoto (Medalha De Bronze)
Maria Eduarda Alves Mendes (Medalha de Bronze)
Thiago Hiroshi Hara Ida (Medalha de Prata)
Anna Beatriz de Almeida Parreira (Medalha de Bronze)
Bernardo Zagari Carneiro Panza Costa (Medalha de Bronze)
Bruno Cordeiro de Souza (Medalha de Prata)
Gabriel Ritto Pais (Medalha de Prata)
João Ricardo Ribeiro de Souza (Medalha de Bronze)
Júlia Alexandre Braga Teixeira (Medalha de Prata)
Miguel Castro Magalhães (Medalha de Bronze)
Arthur Nascimento Novo (Medalha de Bronze)
Guilherme Salarini Vieira A Carvalho (Medalha de Prata)
Roger Vinicius Pereira Augusto (Medalha de Bronze)
Walter Barreto Thiel Costa (Medalha de Bronze)

Colégio Brigadeiro Newton Braga

Fundado no final de 1950, quando três militares perceberam a necessidade de criar uma instituição onde os filhos de militares e civis da FAB pudessem ter acesso a uma instituição de ensino de qualidade, o CBNB vem apresentando bons resultados com êxito em competições de âmbito nacional nas áreas de Astronomia e Astronáutica, Química, Matemática e História.

Fotos: CBNB

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui