O estudante do mestrado em Sistemas de Informação da EACH, Rômulo Vitor Leão Lemos, foi aprovado para participar do programa Young Scientist Program, organizado pelo Blue Marble Space Institute of Science (BMSIS) em parceria com a NASA, que oferece oportunidades para que estudantes de graduação e pós-graduação do mundo inteiro participem de projetos de pesquisa e tenham contato com a comunidade científica internacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O programa teve início neste mês de Junho e será realizado de foma online durante os próximos três meses. Rômulo desenvolverá atividades com supervisão direta de um mentor da BMSIS, Dr. Dimitra Atri.

O aluno da EACH atuará no projeto “Radiação e seus efeitos na saúde dos astronautas em missões espaciais de longo prazo” (Radiation and its effects on astronaut health in long-term space missions), extraindo dados de uma fonte de origem e analisando as informações obtidas. Ao final do projeto, Rômulo e os demais estudantes aprovados devem fazer uma apresentação formal em uma conferência acadêmica.

Blue Marble Institute of Science é um instituto de pesquisa sem fins lucrativos responsável por estudar a relação entre a Terra, exploração espacial e o futuro da humanidade. Formado por cientistas em diversas cidades do mundo e com grandes parceiros como NASA e Google.

Fonte: EACH/USP

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).