A Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) desempenhou um papel crucial na 12ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia do São Francisco, ocorrida de 26 de novembro a 9 de dezembro, com abertura em Santana do Ipanema-AL. Esta iniciativa, coordenada pelo Ministério Público Federal de Alagoas, envolve 21 órgãos federais e estaduais em uma missão integrada para a revitalização da bacia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo da Fiscalização Integrada

Equipe FPI

A FPI tem como objetivo a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população na região da Bacia do São Francisco. O programa utiliza o poder fiscalizador dos órgãos cooperados para promover o uso sustentável dos recursos naturais, através de ações de fiscalização integradas.

Atuação da AgPenedo

No decorrer da FPI, a AgPenedo focou na fiscalização do tráfego aquaviário em sua área de jurisdição, que se estende por 280km do Baixo São Francisco, de Delmiro Gouveia-AL até a sua foz. Durante este período, a agência abordou 302 embarcações, garantindo a regularidade e segurança do tráfego aquático.

Projeto Canoa Legal

Além das ações de fiscalização, a AgPenedo teve um papel ativo no Projeto Canoa Legal, uma parceria com Prefeituras Municipais e Colônias de Pesca. O projeto foca na regularização e inscrição de embarcações do tipo canoa, contribuindo para a segurança e legalização das atividades de pesca. Ao longo da FPI, a AgPenedo conseguiu regularizar e inscrever 84 canoas, fortalecendo a economia local e a segurança náutica.

Impacto da Iniciativa

A participação da AgPenedo na 12ª FPI é um exemplo da importância da colaboração interagencial para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Suas atividades não apenas promovem a segurança no tráfego aquaviário, mas também apoiam a preservação dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades ribeirinhas da Bacia do São Francisco.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).