Entrega da placa de agradecimento pela participação do Brasil na Tradewinds 2021

O Corpo de Fuzileiros Navais, representado pelo Capitão de Fragata (FN) Gustavo Soares Gomes, participou do exercício multidimensional Tradewinds 2021, na Guiana, de 12 a 26 de junho. Conduzido nos domínios terrestre, aéreo, marítimo e cibernético, o exercício tem como foco a segurança do Caribe.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerca de 1.500 militares de 13 nações participaram do treinamento, que visa ao aumento da cooperação regional em operações de segurança contra crimes transnacionais e assistência humanitária relacionada a desastres.

“O exercício foi uma excelente oportunidade de fortalecer os laços de amizade entre os países participantes, efetuar a troca de experiências operacionais, além de desenvolver a capacidade de realizar um planejamento combinado e interagências em um cenário de ameças transnacionais”, destacou o Comandante Gustavo.

salto multinacional realizado da aeronave uh 60 blackhawk dos estados unidos
Militar da Marinha do Brasil em adestramento a bordo da
aeronave UH-60 Blackhawk, dos Estados Unidos
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).