A ação da AgCamocim foi promovida como parte da Operação “Verão 2022-2023”

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) realizou, de 25 a 27 de janeiro, dentro do escopo do projeto Agência Itinerante, o 1º Mutirão Ecológico de Regularização de Canoas, na cidade de Chaval, CE, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Colônia de Pescadores Z-24. A ação promovida como parte da Operação “Verão 2022-2023”, teve o propósito de ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Autoridade Marítima diretamente aos navegantes que trabalham nas águas da Bacia Hidrográfica do Coreaú.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o mutirão, a AgCamocim iniciou o processo de regularização, inscrição e registro de 157 canoas pesqueiras com propulsão à vela, promoveu palestras educativas e ofertou os serviços de revalidação de Carteiras de Inscrição e Registro (CIR) e cadastro de pretendentes a cursos do Ensino Profissional Marítimo, aos pescadores atendidos.

O projeto “Agência Itinerante”, realizado em parceria com Prefeituras e Colônias de Pescadores, é focado em levar os diversos serviços da AgCamocim às cidades litorâneas do oeste cearense, proporcionando cidadania às comunidades pesqueiras mais afastadas de Camocim, CE.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).