Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Durante a Operação “Verão” 2023-2024, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou 1.294 abordagens em embarcações nos municípios do estado do Pará, resultando em 48 notificações e sete apreensões. Além disso, foram instaurados quatro Inquéritos Administrativos sobre Fatos e Acidentes da Navegação. Este esforço intensificado reflete o compromisso da Marinha do Brasil em assegurar a segurança na navegação e a proteção da vida humana nos rios e lagos da região.
Desafio Logístico e de Conscientização
A CPAOR, responsável por uma vasta área que abrange 116 municípios do Pará, enfrenta o desafio de fiscalizar uma região com milhares de quilômetros de rios navegáveis e praias. Um dos principais desafios é combater a “cultura do risco”, caracterizada pelo desconhecimento ou descumprimento das normas de segurança por parte dos navegadores. Para isso, ações de conscientização são fundamentais.
Operação “Verão” e o Inverno Amazônico
O Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa, destacou que, apesar de ser inverno amazônico, o período de férias coincide com a Operação “Verão”, aumentando o tráfego aquaviário. Isso demandou um grande esforço logístico, especialmente nas ações intensificadas de Inspeção Naval em dois municípios do interior: São Geraldo do Araguaia e Altamira, este último sendo o maior município do Brasil.
Conscientização Através do NAVSEG
Além das ações de Inspeção Naval (IN), a CPAOR promoveu a conscientização e a divulgação do aplicativo NAVSEG, com a campanha “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”. O aplicativo facilita a comunicação de planos de viagem e a localização em tempo real das embarcações para a Marinha, proporcionando uma navegação mais segura e eficiente. A distribuição de panfletos informativos e cartazes em escolas náuticas, clubes náuticos e marinas complementou as iniciativas de conscientização.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395