No dia 11/04, a Academia da Força Aérea (AFA) celebrou a posse do Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, que assumiu o comando da Organização Militar e da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), substituindo o Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, além de outras autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Agradecimentos e despedida do Brigadeiro Gobett

AFA 4

Durante a solenidade, o Brigadeiro Gobett proferiu suas palavras de agradecimento e despedida à Guarnição de Pirassununga, mencionando a intensa e desafiante jornada vivida com ânimo e alegria ao longo dos dois anos em que esteve no comando. O oficial destacou a amizade entre as escolas de formação, como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a Escola Naval (EN), e a cooperação com as organizações de ensino da FAB em prol da formação do militar. Ao se dirigir ao novo comandante, desejou sucesso na nova missão e na fase que se inicia na AFA.

Trajetória e expectativas para o novo Comandante

AFA 5

O Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, natural de João Pessoa/PB, ingressou na Força Aérea em 1986 e foi promovido ao atual posto em 2021. Dentre os principais cargos exercidos, destacam-se os de Comandante do Grupo de Transporte Especial, Comandante da Base Aérea de Salvador, Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai, e Subchefe de Política e Estratégia e de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O novo comandante possui mais de 4.000 horas de voo. Com sua experiência e competência, espera-se que ele dê continuidade ao desenvolvimento dos projetos estratégicos estabelecidos para a AFA.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).