Google News

ABIN participou do I Workshop UAS, voltado a discutir o emprego dos sistemas de aeronaves não-tripuladas (unmanned aircraft sytems – UAS, popularmente conhecidos por drones) nas áreas de segurança pública, defesa civil e Inteligência. O evento foi realizado na sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), no Rio de Janeiro/RJ, no último dia 4 de outubro.

A iniciativa pioneira, promovida pelo Decea – órgão da Força Aérea Brasileira –, contou ainda com a participação da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro.

blank
I Workshop UAS reuniu órgãos de Segurança Pública no DECEA

De acordo com as autoridades do Decea, o workshop representou uma iniciativa para entender as necessidades dos órgãos participantes no cumprimento de suas missões, visando a melhor atendê-los e a viabilizar uma sociedade mais segura.

Para a Agência, a presença de servidores da ABIN permitiu sensibilizar o órgão de controle do espaço aéreo para as especificidades do emprego de UAS para a atividade de Inteligência, abrindo caminho para que suas características sejam contempladas na revisão das normas do Comando da Aeronáutica aplicáveis.

Fonte: ABIN