por Tenente Wanessa Liz

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A rotina de uma mulher é bastante agitada. Enfrentar a vida profissional e a maternidade pede atenção, especialmente quando a missão precisa ser cumprida, também, em consonância com a vida militar. A primeira coisa que vem à cabeça é a necessidade de algumas horas a mais no dia para dar conta das inúmeras tarefas atribuídas – as de casa com os filhos e, também, as da caserna.

A auxiliar da Assessoria de Comunicação Social da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Sargento Mara Rúbia do Nascimento Ferreira, que está no seu nono mês de gestação, conta que é possível ser mãe e construir uma carreira. “A maternidade nos mostra que somos capazes de muito mais do que imaginávamos. Trabalhar durante a gravidez, mesmo de forma remota, me faz enxergar o quão poderosa é a mulher. Cumprir o meu dever, carregando meu filho no ventre, me fez ver as mil facetas de uma mãe. Ora assumindo o papel de militar, ora somente o seu papel de mãe, mas sempre tendo a noção de que um não anulava o outro”, comenta.

i215417551801492

Para a Major Intendente Joice Costa Lima da Silva, da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), mãe de cinco filhos, a missão de ser mãe e militar é servir à Pátria deixando para a sociedade homens e mulheres fortes, honrados e dignos, que darão o seu melhor no futuro se forem bem educados por mães zelosas e cientes dessa responsabilidade. “A maternidade me ajudou a ser uma profissional melhor na medida em que passei a dar importância para situações realmente relevantes e aproveitar ao máximo o meu tempo no trabalho”, disse.

A Oficial afirma que, para conciliar as duas missões, é necessário muito planejamento, estudo e, acima de tudo, um coração servil e abnegado. “Nenhum esforço será em vão e a recompensa virá no tempo certo”, complementou.

Fotos: Arquivo Pessoal

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).