Anna Nery foi a primeira enfermeira voluntária do Brasil e pioneira na enfermagem militar. Nascida em Salvador, Bahia, em 1814, Anna casou-se cedo e teve três filhos, mas após o falecimento do marido, dedicou-se à caridade e assistência aos doentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em 1864, durante a Guerra do Paraguai, Anna ofereceu-se como enfermeira voluntária ao Exército Brasileiro, sendo a primeira mulher a servir nas fileiras militares no país. Anna Nery atuou no tratamento e cuidado dos soldados feridos durante a guerra, em um período em que a enfermagem ainda não era reconhecida como profissão e as mulheres não eram aceitas em ambientes militares.

Anna ficou conhecida como a “Mãe dos brasileiros na guerra” e se tornou um exemplo para outras mulheres que, inspiradas por sua coragem e dedicação, começaram a seguir a carreira de enfermagem. Em 1911, o governo brasileiro reconheceu oficialmente o trabalho de Anna Nery e a enfermagem passou a ser considerada profissão regulamentada.

Em homenagem a Anna Nery, o Hospital Central do Exército Brasileiro, localizado no Rio de Janeiro, recebeu o nome de Hospital Central do Exército Anna Nery. Além disso, no Brasil, o Dia Nacional da Enfermagem é celebrado em 12 de maio, data de nascimento de Anna Nery.

Anna Nery faleceu em 1880, aos 66 anos de idade, deixando um legado de amor ao próximo e dedicação à profissão que escolheu seguir. Sua história representa a luta das mulheres pela igualdade e reconhecimento no mercado de trabalho, e sua contribuição para a enfermagem no Brasil é lembrada e valorizada até os dias atuais.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).