O Comando Aeronaval da Marinha do Brasil informou que, entre 8 de outubro de 2022 e 12 de abril de 2023, foi realizada a 41ª Operação Antártica (OPERANTAR XLI). A operação marca os 40 anos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e da pesquisa científica brasileira no continente gelado.
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) participou da operação, prestando apoio logístico móvel por meio de operações aéreas de transporte de pessoal e material. As duas aeronaves UH-17 (Helibras H135) empregadas na missão voaram aproximadamente 95 horas, realizando voos de reconhecimento, lançamentos e recolhimentos de acampamentos científicos, entre outras atividades.
Durante a operação, foram realizados 23 projetos científicos no âmbito do PROANTAR, envolvendo 134 pesquisadores, incluindo professores universitários e alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. A Marinha transportou os pesquisadores até o Continente Antártico para a coleta de amostras, medições locais e obtenção de dados.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A entrada do Brasil no Sistema do Tratado da Antártica (STA) proporcionou à comunidade científica nacional a oportunidade de participar de atividades que, juntamente com a pesquisa do espaço e do fundo oceânico, representam as últimas grandes fronteiras da ciência internacional.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395