Salvador (BA) – No dia 6 de dezembro, foi realizada uma reunião no Centro Marechal Cantuária (CMC), em Amaralina, para proposta de parceria entre o Comando da 6ª Região Militar (Cmdo 6ª RM) e a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade contou com a presença do Coronel Jefferson do Carmo Andrade, Chefe do CMC, do Chefe da Seção de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente da (SPIMA/6), do Assessor de Relações Institucionais do Comando da 6ª Região Militar, do Sr. João Resh, Diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural da SECIS e do Oficial de Ligação do SISDIA.

Embora a 6ª Região Militar já venha desenvolvendo ações de Educação Ambiental em sua área de responsabilidade, a atividade em questão teve como pauta verificar a possibilidade de abrir uma nova frente nesta área de suma importância, por meio do estabelecimento de uma parceria para a realização de plantio de mudas de árvores nas áreas verdes das organizações militares da Guarnição de Salvador, fortalecendo ainda mais o Sistema de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro no âmbito da 6º Região Militar.

Durante a reunião, João Resh informou que a Prefeitura Municipal de Salvador tem interesse na formalização da parceria para o plantio de mudas, inclusive com a possibilidade de instruir alguns militares temporários, visando prepará-los para essa atividade, bem como para o mercado de trabalho, fortalecendo, assim, a responsabilidade socioambiental.

Na oportunidade, ainda, João Resh percorreu a área do CMC para identificar possíveis locais para o plantio dessas mudas e se comprometeu a visitar as outras organizações militares na cidade de Salvador que possuem áreas apropriadas para a referida atividade.

A 6ª RM visualiza nesta parceria não só a possibilidade de capacitar os seus militares para a correta manutenção das espécies e difusão da consciência de conservação das matas, mas também como uma oportunidade para aprimorar os Biomas de Salvador e estreitar os laços com o poder executivo municipal na área ambiental.

Fonte: Comando da 6ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).