Maceió (AL) – No dia 13 de janeiro, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou a formatura de licenciamento da primeira turma de Soldados do Efetivo Variável (Sd Ev) incorporados em 2022. Na ocasião, 71 militares foram desincorporados das fileiras do Exército e retornam à sociedade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após o hasteamento do Pavilhão Nacional realizado pelo Soldado licenciado Marcel Lucas Gomes de Siqueira, o Tenente-Coronel Adelmo de Sousa Carvalho Filho, Comandante do Batalhão, fez a leitura da Ordem do Dia assinada pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Júlio Cesar de Arruda. O texto enalteceu o trabalho dos militares no decorrer do ano, e os desejou sorte ao retornarem à sociedade muito mais maduros e moldados, dentro dos pilares que norteiam a Força: Hierarquia e Disciplina.

Encerrando a formatura houve o último desfile da tropa constituída, apenas, pelos militares licenciados. Em seguida, marcharam em passo ordinário até o portão das armas, onde deram o último fora de forma.

Após o fora de forma, os militares passaram a compor a reserva não remunerada do Exército e ainda precisam se apresentar uma vez ao ano – pelos próximos cinco anos – para terem o certificado de reservista sempre atualizado. Todos são militares de primeira categoria, o que significa dizer que em caso de mobilização, eles podem ser convocados.

WhatsApp Image 2023 01 13 at 110802 WhatsApp Image 2023 01 13 at 110800 2 WhatsApp Image 2023 01 13 at 110758

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).