Uma comitiva composta por deputados e uma senadora federais visitou, nesta quinta-feira (30), as instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE) e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Brasília (DF). A visita buscou estreitar as relações entre o Poder Legislativo e o Comando da Aeronáutica (COMAER).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva participou de uma palestra do Chefe da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, realizada no Auditório do Grupo de Transporte Especial (GTE), onde foram apresentados os principais projetos estratégicos da FAB. Os parlamentares conheceram de perto as aeronaves KC-390 Millennium e a réplica do F-39 Gripen, que ficaram expostas no Pátio Operacional.

A Senadora Soraya Vieira Thronicke (PSL-RO), que em 2021 foi relatora na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, destacou a importância da aproximação do Legislativo com a FAB. “A Força Aérea Brasileira é um orgulho. A nossa tecnologia é impressionante. Os parlamentares que representam o povo precisam conhecer a força que tem o nosso País”, disse.

Do mesmo modo, o Deputado Federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) destacou o orgulho da atuação da FAB para o País.  “Nós vemos aqui o KC-390 como uma conquista nacional que está dando muito orgulho, contratos internacionais com perspectiva de serem celebrados. É uma honra pra mim enquanto brasileiro saber que o meu País tem a terceira indústria aeronáutica do mundo”, declarou.

Na visita ao COPE, o Chefe da Unidade, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, falou sobre as atribuições da Organização Militar, que é responsável pela operação dos mais de treze mil pontos de conexão de internet instalados no País, e, também, realiza o monitoramento e o controle dos satélites brasileiros. “Hoje, o principal satélite brasileiro é o Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), cuja atribuição principal é distribuir internet banda larga para o Brasil inteiro e também controlar a transmissão de dados via satélite”, explicou.

O Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, classificou a visita dos parlamentares como positiva. “Nosso objetivo é que eles conheçam o resultado do orçamento que é investido na Força Aérea. Foi muito positivo todo o feedback que eu recebi, inclusive os questionamentos sobre a parte orçamentária. Esse momento ajudou a sanar dúvidas e a fortificar nossas relações institucionais”, concluiu.

Fotos: Suboficial Nery/ Sargentos Ionara e Figueira (CECOMSAER)

Vídeo: Sargento Ronan (CECOMSAER)

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).