Em 23 de maio, o 4º Grupamento de Engenharia (4° Gpt E) de Porto Alegre (RS), em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), deu início à realização do Curso de Pedreiro de Alvenaria para 20 cabos e soldados de 16 Organizações Militares da Guarnição. Essa iniciativa é parte de uma série de programas de capacitação que se propõem a qualificar os militares em várias áreas técnicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Futuros Cursos Programados

Snapinsta.app 348650730 9319693941438382 1195238556679644700 n 1080

Além do Curso de Pedreiro de Alvenaria, existem planos para a realização de cursos de assentador de revestimento cerâmico, carpinteiro de telhados, pedreiro de revestimentos, instalador hidráulico, eletricista predial e pintor de obras. No total, espera-se que esses programas de formação beneficiem mais de 150 militares ao longo do ano corrente, expandindo significativamente suas habilidades técnicas e práticas.

Contribuindo para a Economia e Desenvolvimento Nacional

Essa parceria entre o Exército Brasileiro e o SENAI tem um impacto positivo em diversas frentes. Por um lado, contribui para a redução dos custos das manutenções dos quartéis, ao capacitar os militares para realizar essas tarefas internamente. Por outro lado, impulsiona o desenvolvimento nacional ao qualificar a mão de obra. Isso ocorre porque os cabos e soldados, após a prestação do serviço militar, podem ser empregados nas atividades laborais da sociedade civil, reduzindo a carência de mão de obra qualificada no país.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).