No dia 26 de abril de 2023, o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) cooperou com o Curso de DQBRN para Oficiais do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) e do Serviço de Saúde, ministrando instruções de descontaminação.

O curso tem como propósito capacitar recursos humanos para ocuparem cargos nas Organizações Militares (OM) operativas de DQBRN, como o 1º Btl DQBRN e a Companhia DQBRN, a fim de chefiarem as frações responsáveis pela estabilização, atendimento pré-hospitalar (APH) e evacuação de vítimas afetadas por agentes QBRN.

Snapinsta.app 343258440 1198592087511744 8844122202426836802 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o treinamento, os alunos puderam verificar a organização e o funcionamento de um Posto de Descontaminação Total, além da interação entre as frações de descontaminação e as frações encarregadas pelo apoio de saúde. Os militares capacitados poderão ocupar cargos de assessoramento em órgãos vinculados ao Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx) e atuar no tratamento hospitalar e laboratorial das Organizações Militares de Saúde (OMS) designadas pelo sistema.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).