Jaboatão dos Guararapes (PE) – No dia 1º de julho de 2022, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado – “Regimento Guararapes”, realizou uma solenidade militar em comemoração ao 88º aniversário de criação do Batalhão. Participaram da solenidade, dentre outras autoridades civis e militares: General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, Comandante da 10º Brigada de Infantaria Motorizada; Coronel R/1 Carlos Maurício de Albuquerque Melo, do GBOEx; Capitão de Fragata Rogério Alves Ribeiro, Comandante da EAMPE; Senhor Luiz José Inojosa de Medeiros, Prefeito da cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE; Senhor Robson Soares Da Silva, Padre da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Tenente-Coronel Bruno Martins dos Santos, Comandante do Grupamento de Segurança e Defesa, Comandantes de OM das Guarnições de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes-PE, além de amigos e ex-integrantes da Unidade.

Na oportunidade, foi realizada a entrega do Diploma de Amigo do Batalhão para personalidades civis e militares em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao batalhão.

O Batalhão foi inaugurado em 1934, pelo General Manoel Rabelo, Comandante da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército, com a denominação de 29º Batalhão de Caçadores. Nos anos seguintes, teve sua denominação substituída, várias vezes, como: 30º Batalhão de Caçadores, em 1935 e 21º Batalhão de Caçadores, em 1940. Sua mais tradicional denominação, porém, viria em 1941, quando foi criado o 14º Regimento de Infantaria (14º RI).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A partir de 1974, o então Ministro de Estado do Exército resolveu desativar o 14º RI, passando a existir o atual 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, que, por herdar todas as tradições do velho Regimento, adotou o dia de sua instalação, 1º de julho, como a data comemorativa do seu aniversário.

Fonte: 14º BI Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).