Instalações do Centro de Processamento Celular do Hospital Naval Marcílio Dias

O Centro de Processamento Celular (CPC) obteve a licença sanitária para funcionamento, neste mês, após inspeção pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro. A ativação do Centro proporcionará avanço e autonomia na realização de transplante de medula óssea.

O CPC tem por finalidade o processamento, preservação e disponibilização de células-tronco hematopoiéticas para terapia com transplante de medula óssea em pacientes com doenças hematológicas. Essa terapia possui alta complexidade, que exigiu um grande esforço e alto investimento do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) na qualificação técnica dos profissionais, em infraestrutura e equipamentos para atender aos critérios previstos na legislação em vigor.

A Marinha é a primeira Força Armada do Brasil a realizar o transplante de medula óssea no seu próprio Sistema de Saúde, um marco importante para a Instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

instalacoes do centro de processamento celular doasd web
A ativação desse do CPC proporcionará avanço e autonomia na realização de transplante de medula óssea

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).